Formando profissionais de sucesso

Formando profissionais de sucesso
O conhecimento na ponta de seus dedos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Teste sua empregabilidade

AVALIE SUA CAPACIDADE DE ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO





1) Você tem absoluta noção do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa?

a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador, gerente financeiro etc), mas não poderia definir com clareza quais os fatores que me diferenciam no mercado de trabalho.
b) Sim, posso precisar em poucas palavras porque uma empresa para a qual esteja me candidatando a uma posição deveria preferir me contratar em vez de outros candidatos.
c) Acho que sim, mas não me sinto seguro sobre minha percepção ou argumentos.

2) Você é capaz de definir em poucas palavras seu mercado alvo?

a) Talvez, mas não tenho certeza sobre como definir a forma como agregaria valor a nova empresa.
b) Não, limito-me a responder anúncios com base apenas no meu cargo atual e nas exigências publicadas pelas empresas.
c) Sim, com clareza, pois sei perfeitamente porque agregaria valor a este nicho no mercado de trabalho.

3) Você gerencia sua carreira de olho em sua empregabilidade?

a) Sim, com clareza, pois sei perfeitamente quais os pontos falhos de minha carreira ao compará-la com as de outros profissionais em cargos similares no mercado de trabalho ou até dentro da empresa onde trabalho, e invisto permanentemente no aprimoramento de minhas qualificações.
b) Sim, mas tenho dúvidas, porque nunca tive muito tempo, e apenas me candidatava aos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela empresa onde trabalho.
c) Não, pois como sempre fui muito fiel e estou (ou estava) satisfeito no meu atual emprego e não tenho tempo, nunca fiz nenhum aperfeiçoamento que não fosse os orientados pelo meu chefe.

4) Você sabe quanto o mercado está disposto a remunerar pelos seus serviços?

a) Sim, mas não tenho certeza, pois me baseio nas faixas salariais divulgadas na minha empresa e, eventualmente, leio algo nos jornais sem muito interesse, pois estou satisfeito e investindo na empresa em que trabalho.
b) Sim, com clareza, pois além de ler atentamente as tabelas de remuneração publicadas em revistas e jornais, sondo periodicamente o mercado por meio de contatos com outros profissionais de Recursos Humanos da minha empresa e de outras, headhunters e consultorias de recrutamento.
c) Não, porque a minha empresa não costuma divulgar as faixas salariais do meu nível para cima.

5) Se um amigo que trabalha em seu tipo de atividade lhe pede emprego, você tem imediatamente na cabeça alguns contatos para conseguir uma entrevista para ele?

a) Sim, além de conhecer o pessoal da área de Recursos Humanos da minha empresa, meu chefe e colegas do meu nível, tenho o hábito de ler atentamente as notícias sobre o mercado em que atuo, mantenho um bom relacionamento com pessoas de influência, tais como headhunters, e colegas de profissão de empresas concorrentes, fornecedores, clientes etc.
b) Não tenho certeza, pois só me sentiria confortável em enviar para o meu chefe e no máximo para a Recursos Humanos da minha empresa.
c) Que situação chata! Provavelmente escutaria o coitado e prometeria mandar para algumas pessoas, mas acabaria esquecendo seu currículo numa gaveta.

6) Se alguém lhe dissesse que viu uma oferta excelente de emprego com a sua cara nos classificados, você:

a) Não faria nada, pois você está apostando na sua carreira na empresa atual e tem receio de que isto vaze, e você acabe perdendo o emprego.
b) Sim, você se interessaria, pois é uma excelente oportunidade de testar sua empregabilidade, portanto, você atualizaria o seu currículo de modo a responder no seu conteúdo às perguntas sobre qualificações desejadas pela empresa, e além de encaminhá-lo, procuraria acionar seus contatos para saber mais sobre a empresa e sobre a vaga.
c) Talvez você se interessasse o suficiente para enviar o currículo que você tem guardado para ver no que dá.

7) Você soube de uma fonte segura que aquela posição para a qual sonhava ser promovido está para ser aberta em sua empresa, pois o atual ocupante foi designado para outro lugar, você:

a) Sim, tem absoluta segurança de que o lugar é seu, pois planejou com cuidado o desenvolvimento de competências para o cargo e não esqueceu de fazer seu marketing pessoal e o seu lobby junto a quem decidirá o preenchimento desta posição.
b) Você acredita que a vaga é sua, afinal, por direito, você deveria ser o primeiro a ser considerado para a posição, pois vem realizando um bom trabalho no cargo atual.
c) Você espera que haja justiça, mas como sempre tem algo de podre no ar, não quer alimentar muitas esperanças para não se decepcionar.

8) Seu colega de trabalho fala dos perigos da globalização, e de como todo mundo está perdendo o emprego por causa deste monstro invisível, você:

a) É muito amigo do seu chefe e sabe que para onde ele for você vai junto, portanto não há nada a temer.
b) Tem absoluta segurança de que a globalização é um fator de estresse sim, mas poderá acelerar positivamente a sua carreira, porque você sabe porque é importante na empresa atual e para o mercado futuro.
c) Acha que isso ainda é papo para vender jornal, pois nada tem mudado significativamente no seu trabalho que você não domine mas, para não ser pego de surpresa, você vai procurar ler mais sobre o assunto.

9) Você foi convidado para o batizado do filho de um colega de trabalho onde estarão reunidos muitos potenciais fiadores de sua carreira, mas está muito atarefado, com prazos a cumprir. Você:

a) Dá um jeito de ir, porque nada substituirá sua presença, e pensa em presentes especiais para marcar sua presença.
b) Manda um telegrama de felicitações e depois explica que não deu para ir.
c) Pensa em mandar um telegrama, mas esquece, e depois se desculpa por telefone.

10) Você relê os cartões recebidos no último Natal e vê que um foi enviado por um cliente com poder de avaliar sua contratação em uma futura nova empresa. Você:

a) Sorri, pois lembra que também enviou cartões personalizados (não os padronizados de sua empresa) para cada pessoa do seu contato, não esquecendo de agradecer os cartões recebidos, como faz sempre nestas datas.
b) Fica pensativo, pois se limitou a enviar os cartões padronizados de sua empresa.
c) Nem se toca, e não entende como estas pessoas têm tempo a perder com algo que sua secretária pode fazer por você.

Critérios de pontuação:
Some suas respostas e avalie se você está preparado para buscar um novo emprego que seja bom para sua carreira.
1-a = 2 pontos 1-b = 10 pontos 1-c = 5 pontos
2-a = 5 pontos 2-b = 2 pontos 2-c = 10 pontos
3-a 10 pontos 3-b = 5 pontos 3-c = 2 pontos
4-a = 5 pontos 4-b = 10 pontos 4-c = 2 pontos
5-a = 10 pontos 5-b = 5 pontos 5-c = 2 pontos
6-a = 2 pontos 6-b = 10 pontos 6-c = 5 pontos
7-a 10 pontos 7-b = 5 pontos 7-c = 2 pontos
8-a = 2 pontos 8-b = 10 pontos 8-c = 5 pontos
9-a = 10 pontos 9-b = 5 pontos 9-c = 2 pontos
10-a 10 pontos 10-b = 5 pontos 10-c = 2 pontos
Total de pontos obtidos: ___________

Análise do especialista em "hunting" de executivos para as empresas:

de 70 a 100 - Você está atento e potencialmente preparado para o mercado, e se continuar assim, não deverá perder boas oportunidades para sua carreira.
de 40 a 69 pontos - Nem tudo está perdido, mas você anda negligenciando um pouco a administração de sua futura empregabilidade.
de 20 a 39 pontos – Está mais do que na hora de você virar o jogo e começar a ter mais cuidado com o seu futuro.



Fonte:
GRUPO CATHO - Rio de Janeiro
Autoria: Francisco Resendes Vice Presidente Executivo
Headhunter e Orientador de Carreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário